terça-feira, 29 de maio de 2012

PROJETO MÃOS DADAS COM O FUTURO IRÁ CAPACITAR MORADORES DE PITIMBU E REGIÃO

Convênio foi assinado na última quarta-feira (23)
(Foto: José Marques/ Secom-PB)
No último dia 23, o Governo do Estado, a Prefeitura Municipal de Pitimbu, a Brennand Cimentos e a Federação das Indústrias da Paraíba assinaram o convênio para a realização do Projeto Mãos Dadas com o Futuro. A iniciativa, de responsabilidade social criada pela Brennand Cimentos, que, em parceria com os demais órgãos e a Mais Consultoria Social, ONG responsável pela execução do programa, vai formar 896 profissionais especialistas em profissões demandadas na montagem e na operação da fábrica que será a primeira com tecnologia de última geração com qualidade Brennand Cimentos, com previsão de inauguração em 2014.

Toda a mão de obra será recrutada na região, Pitimbu e entorno, e esse processo de seleção já está em andamento, incluindo entrevistas e aplicações de provas básicas. Podem se inscrever, no Centro Turístico Municipal, homens e mulheres acima de 18 anos com escolaridade a partir do Ensino Fundamental.
Os cursos, as ementas e o cronograma de realização foram desenvolvidos pelo SENAI, de acordo com o planejamento da fábrica que será erguida. São 56 turmas, com 16 alunos cada, voltadas para a construção civil e metal mecânico, como montador de andaimes, eletricista, instalador hidráulico, pedreiro, servente, entre outros.
No próximo dia 4, duas turmas iniciam o projeto. São 32 alunos inscritos no curso de carpintaria, que vai acontecer no Ginásio de Esporte de Pitimbu. Ainda para o próximo mês, de acordo com o cronograma, mais duas turmas vão ter início, desta vez do curso de armador, cujas atividades serão ministradas no Ginásio de Esportes de Acaú.
Paralelo ao curso, os participantes complementam a formação com aulas de reforço escolar e cidadania, já iniciadas no Centro Turístico Municipal, ministradas pela Mais Consultoria com intuito de não formar somente técnicos, mas também despertar nos participantes noções sobre o mercado de trabalho e seus direitos e deveres enquanto cidadãos. Os participantes também receberão uma cesta básica por mês e, ao final do cumprimento da carga horária, vão receber certificado chancelado pelo SENAI e serão absorvidos pela fábrica.

(Foto: Severino Félix/ SETURMA-PITIMBU)
O Prefeito de Pitimbu, Rômulo Carneiro, externou sua satisfação com a vinda da fábrica da Brennand Cimentos para o local: "é como ganhar na loteria". O Prefeito afirmou ainda não ter dúvidas que essa fábrica irá alavancar o desenvolvimento do Município, prova disso são as mais de 1200 inscrições realizadas para participar dos cursos. "É uma expectativa muito grande daqueles que só têm como opção trabalhar com a pesca ou com a cana de açúcar", declarou.



BRENNAND - Já atuante no Brasil, o Cimento Nacional opera hoje com unidade localizada em Sete Lagoas, Minas Gerais. A instalação da nova fábrica, desta vez no Nordeste, faz parte do plano de expansão da empresa. "Com ela, vamos atender a demanda dos nove estados da região, iniciando participação neste mercado", analisa o Consultor de Planejamento Estratégico da Brennand Cimentos, Francisco Carlos da Silveira. Já o Consultor Jurídico Horácio Mendonça destacou que o grupo escolheu investir em Pitimbu pela jazida existente no local e pela acolhida da Prefeitura e do Governo do Estado.  “Os serviços de terraplanagem e drenagem foram iniciados este mês e trabalhamos com um prazo de 45 dias para iniciar a construção física. A nossa previsão é que a fábrica esteja em funcionamento em dois anos”, destacou o consultor. Para a construção da fábrica, serão contratados 900 colaboradores. Para a operação, serão aproximadamente 200 empregos diretos e 680 indiretos, num investimento superior a R$ 600 milhões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário