Pitimbu

O Município de Pitimbu, localizado no Litoral Sul da Paraíba, entre  duas Capitais: João Pessoa - PB, 65 Km, e Recife – PE, 90 Km, pode-se dizer que nasceu para o turismo. 
Segundo alguns historiadores, os holandeses, os alemães, os nórdicos e, principalmente, os franceses (o município se denominava Porto dos Franceses) já o visitavam antes da chegada dos portugueses. Se eles aqui aportavam em um período em que as viagens eram difíceis e dispendiosas, imaginem agora que as distâncias foram diminuídas. 
Façam como esses aventureiros! Venham também deleitar-se em nossas paisagens de raras belezas, praias quase intocadas, com diversidade cultural, boa gastronomia (muita lagosta, entre outros frutos do mar), boa malha rodoviária, com proximidade de dois aeroportos (Castro Pinto, em Bayeux-PB, e Guararapes, em Recife-PE), além de gente hospitaleira e acolhedora.


PITIMBU, SUA HISTÓRIA.

O município de Pitimbu, em sua origem, foi habitado pelos índios Tabajaras e Potiguaras que, além da caça e da pesca, faziam a extração do pau-brasil, abundante na região. Toda madeira extraída era trocada por comida e adereços com os franceses, freqüentadores assíduos dessa região. Talvez por essa região, Pitimbu tenha sido conhecida durante muito tempo como Porto dos Franceses.

Em 1534, quando D. João III fez a doação da Capitania de Itamaracá a João de Barros e Aires da Cunha, a região de Pitimbu fazia parte da área pertencente àquela capitania.


Em 1630, com a invasão holandesa, houve uma mudança radical na economia da região que passou a receber assistência, autorizada pelo Conde Mauricio de Nassau.


Em 1702, por ordem de Francisco de Castro Moraes, então governador de Pernambuco, foi erguido o forte de Pitimbu, sendo responsável pela construção o engenheiro Diogo da Silveira Veloso.

Em 1819, segundo o historiador Figueira de Melo, foi montada uma bateria de quatro peças no Porto de Pitimbu, sendo: duas na barra da Guarita e as outras duas na elevação conhecida, até hoje, como “Ladeira da Bateria”.


Em 1824, foi nomeado comandante da bateria de Pitimbu, o primeiro-tenente de artilharia, Francisco Caetano Veloso.


Em 1867, pelo ato n° 1414,de 14 de janeiro de 1867, Pitimbu deixou de fazer parte da Capitania de Itamaracá e passou a fazer parte do Estado da Paraíba, passando o limite do seu território para a barra do Rio Goiana, onde hoje fica situado o distrito de Acaú.


Em 1871, Pitimbu foi elevada à categoria de Vila, pertencendo ao município de Alhandra. Finalmente pela Lei 2671, de 22 de dezembro de 1981, o Governador da Paraíba, Pedro Moreno Gondim, sancionou a Lei que concedeu a nossa emancipação política, passando Pitimbu à categoria de município, cuja instalação definitiva se deu no dia 28 de dezembro de 1981.